Alertas para o perigo da utilização dos anabolizantes, referindo todo o tipo de esteróides anabolizantes existentes no mercado em lojas online onde comprar se torna fácil. Informações sobre todos os aspectos que envolvem o uso dos esteróides anabolizantes.

Alterações comportamentais associadas a anabolizantes

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que os usuários de esteróides correm um grande risco de se tornarem pessoas agressivas e impulsivas. O estudo detectou que os anabolizantes causam alterações cerebrais drásticas, reduzindo a quantidade de proteínas que funcionam como neuroreceptores de serotonina, substância relacionada às emoções.
Os danos causados pelo uso irresponsável de anabolizantes podem ou não ser reversíveis. Em relação ao aumento da massa muscular cardíaca, depende do tempo de uso e do grau de comprometimento cardíaco, o qual só poderá ser avaliado pelo cardiologista.
“O aumento das enzimas hepáticas e alterações do perfil lipídico pode ser reversível, desde que haja a interrupção do medicamento com acompanhamento médico, assim como a maioria dos outros casos”, afirma a Dra. Patrícia Medeiros, do HUB. Em casos de ginecomastia e de hipertrofia clitoriana, a reversão se torna mais difícil, sendo necessárias, por vezes, cirurgias reparadoras.
Os anabolizantes podem agir no organismo, por vários meses, após a interrupção do seu uso.
A farmacocinética (percurso do medicamento no corpo) do anabolizante pode influir muito em seu tempo de ação. Aqueles com maior ligação à proteína plasmática, maior volume de distribuição e lipossolubilidade (dissolução em gordura) podem permanecer no corpo, por mais longos períodos.
“Amostras de sangue nem sempre são fiéis, nesses casos, pois o medicamento pode ficar armazenado no tecido e ser liberado, gradativamente.
Mais: as características pessoais fisiológicas influem no tempo de excreção”, explica a farmacologista.
Índice dos artigos relativos a Anabolizantes