Alertas para o perigo da utilização dos anabolizantes, referindo todo o tipo de esteróides anabolizantes existentes no mercado em lojas online onde comprar se torna fácil. Informações sobre todos os aspectos que envolvem o uso dos esteróides anabolizantes.

Usos terapêuticos dos Esteróides Anabolizantes

  1. Deficiências androgénicas: hipogonadismo, puberdade e crescimento retardados, micropénis neonatal, deficiência androgénica parcial em homens idosos, deficiência andogénica secundária a doenças crónicas, na contracepção hormonal masculina e na deficiência endócrina testicular. 
  2. Hipopituitarismo: (insuficiência global da hipófise anterior) administração de androgénios juntamente com somatotropina, tiroxina e um corticosteróide.
  3. Andropausa: tratamento com testosterona devido a uma diminuição da líbido, da produção de sémen, da espermatogénese, da actividade sexual e da massa muscular, a partir dos 50-60 anos, cujo principal sintoma é a impotência sexual.
  4. Osteoporose Pós-menopausa: para tratamento (de modo controlado) pois o balanço de azoto torna-se positivo, o que estimula a retenção de fósforo e cálcio e assim a formação de osso.
  5. Anemia: no tratamento de anemias refratárias pois estimulam a produção de eritropoietina e também em anemia por falência da medula óssea, mielofibrose, anemias associadas a insuficiência renal crónica e anemia aplástica.
  6. Carcinoma da mama metastásico: inoperável e onde a radioterapia não tem indicação, foram observados efeitos positivos em 30% dos casos(em mulheres).
  7. Angioedema hereditário: edemas na pele e mucosas. Carecem dum inibidor funcional do primeiro componente do complemento ou concentrações diminutas do inibidor e os androgénios aumentam a concentração desta proteína.
  8. Uso no catabolismo: em situações de desnutrição crónica, balanço de azoto negativo, caquexia cancerosa, SIDA e em jovens em puberdade com baixa estatura.
  9. Rendimento energético: utilizados por atletas para melhorar o rendimento físico, mas de modo controlado.
  10. Insuficiência renal aguda: por causarem diminuição da produção de ureia, com consequente diminuição das diálises necessárias.
  11. Em casos de sarcopenia: relacionada ao HIV em pacientes hipogonadias e eugonadais e da fadiga em pacientes com doença renal crónica submetidos a diálise, associada à cirrose alcoólica, à doença obstrutiva pulmonar crónica e por fim sarcopenia em pacientes com queimaduras graves.
  12. Síndrome de Turner: no tratamento da baixa estatura e em crianças com puberdade e crescimento retardados.
  13. Distrofia muscular de Duchenne: efeitos benéficos no retardo da fraqueza muscular com evidência de acelerar o crescimento linear.
Índice dos artigos relativos a Anabolizantes